Paróquia Rede de Comunidades Senhor Bom Jesus

Municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba - RS

Paróquia

Nossa nova história

Metade das comunidades católicas de Morrinhos do Sul faziam parte da Paróquia de Morro Azul, que a um bom tempo estava sendo atendida juntamente com a paróquia de Dom Pedro de Alcântara. O mesmo acontecia com a Paróquia de Nossa Senhora da Glória, Pirataba, que abrangia o seu atendimento às comunidades católicas pertencentes a três municípios, Morrinhos do Sul, Mampituba e Torres.

Depois de alguns anos querendo rever essa estrutura de atendimento às comunidades dessa região, e mais propriamente a partir de algumas reuniões desde o início do ano de 2014 com o Bispo Dom Jaime, os padres dessas paróquias e as lideranças, tomou-se a decisão e efetivação de uma nova paróquia.

Essa nova paróquia composta então por todas as comunidades católicas dentro dos municípios de Morrinhos do Sul e Mampituba. Com a única intenção de uni-las a um melhor atendimento. O padre e a secretaria paroquial ficariam na sede de Morrinhos.

Sendo assim, as comunidades pertencentes a Torres ficaram anexadas à paróquia da Vila São João, e as comunidades pertencentes a Três Cachoeiras, da mesma forma ficaram anexadas à paróquia de seu município. Nossa Senhora da Glória de Pirataba e São Luis Gonzaga (Morro Azul) de Três Cachoeiras deixam de ser uma jurisdição paroquial. Por conseqüência.

Eis que nasce uma nova organização paroquial. Morrinhos do Sul e Mampituba têm agora uma única paróquia, que restabelece o nome de ‘Paróquia Senhor Bom Jesus’, antiga jurisdição já existente na localidade de Roça da Estância.

O fato da secretaria e casa do padre ficar na sede de Morrinhos do Sul não deve ser um fator que dificulte a vida de fé das comunidades, mas sim meios eficazes de melhor organizar o atendimento a todas as 24 comunidades que farão parte desta bonita família paroquial.

Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, fez um decreto para 1° de novembro deste ano de 2014, instituindo essas mudanças.

Nossas Comunidades